segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O tema deste ano é
A Liberdade de Informação

O jogador Afonso Costa consegue “tombar” os jornais oposicionistas, usando vários tipos de bola: a apreensão, a suspensão, o assalto, o empastelamento. (ver mais)


Depoimento para memória futura 

 Portugal censurado

por César Príncipe

Era uma espécie de guerra civil permanente contra a inteligência, contra a lucidez, contra a alfabetização cultural, contra a dignidade, um genocídio da consciência pública. O regime teve a Polícia PoLítica mas os censores também eram polícias. Uns torturavam corpos, outros torturavam palavras e imagens. Vivíamos num país artificial. Assim, por exemplo, não havia epidemias de gripe ou moviMentos greVistas. Seccionavam a realidade. Estás a sofrer – sofre sozinho. Os outros não tinham nada que saber.
E HOJE?
Este artigo encontra-se em http://resistir.info/

 
A directora geral da UNESCO pediu hoje, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho.
"O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento", refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão "reforçam a democracia".ver mais


Sem comentários:

Enviar um comentário